quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mariah Carey X Flauta


Se compararmos uma cantora Pop que tenha quase o mesmo registro vocal e timbre que  a flauta com certeza pensaremos em Mariah carey.


   
A cantora Norte americana é mundialmente conhecida por sua bela e aguda voz, a extensão vocal de Mariah atinge 5 oitavas do G#2 na clave de Fá até o G#7 no extremo agudo da clave de sol.
Mariah, no decorrer de sua carreira, passou por vários estágios de voz. Iniciou a carreira como uma Mezzosoprano dramático, e ultimamente veio a se tornar uma Soprano Dramático Coloratura, com um timbre mais cheio e rouco. Atualmente observa-se uma pequena diferença no volume de sua voz, entretanto os efeitos (graves, agudos e whistles) são os mesmos, porém a qualidade da voz plena é diferenciada. Mas isso lhe proporcionou grandes feitos: passou a atingir graves mais profundos.
A cantora em entrevista  MTV americana disse que tem a facilidade de cantar notas tão agudas por que tem alguns nódulos nas cordas vocais e que isso a ajuda a fazer notas mais agudas, porem sua voz naturalmente falando é grave e roca, a pratica de exercícios vocais cada vez mais agudos também ajudou Mariah a desenvolver tal habilidade já que ela sua certas partes da cordas vocais que algumas pessaos não usam.
Os professores de canto Phyllis Fulford e Michael Mailler conhecidos prefessores de canto no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris descreveram as notas graves da cantora como “cansadas” e "distendidas", Malcolm Walker acrescenta, "Ela tem muito fôlego". Phyllis Fulford e Michael Mailler disseram que a voz em belting é "ampla, complete e excitante", Malcolm Walker expresssou sentimentos similares: "Ela trabalha muito bem, é uma voz verdadeira e forte". Phyllis Fulford e Michael Mailler disseram que o whistle register é "perfeitamente controlado, limpo e muito ágil. Mariah usa elementos eletrônicos, como teclados e sintetizadores. Muitas de suas canções contém piano, a cantora teve aulas de piano aos seis anos de idade. Mariah diz que não pode ler partitura e prefere colaborar com um pianista quando vai compor seu material, sente que é mais fácil converter as melodias usando esse método. Algumas de seus arranjos foram isnpirados nos trabalhos de músicos como Stevie Wonder, um famoso pianista no qual a cantora se refere como "o gênio do século vinte ,completa "minha voz é meu instrumento.

O estilo e a habilidade vocal de Mariah Carey teve um impacto significante na música popular. O critico de música G. Brown do jornal americano The Denver Post escreveu que "para melhor ou para ruim, as cinco oitavas de Mariah Carey e seu estilo de melisma tem influenciado gerações de cantoras e cantores." De acordo com a revista Rolling Stone: "Sua maestria no melisma que decoram canções como "Vision of Love", inspira todos os participantes do programa American Idol e cada cantora dos anos 90 até hoje.". Beyoncé Knowles disse que ela começou a cantar após ouvir Mariah Carey cantando "Vision of Love”. Mariah também é creditada por estabelecer os gêneros R&B e hip-hop na cultura pop; e por popularizar as participações de rappers nas canções.Sasha Frere-Jones do jornal “The New Yorker” comentou: "Tem se tornado o padrão de todo artista R&B como Missy Elliott e Beyoncé tanto para artistas pop como Britney Spears, 'N Sync e Christina Aguilera combinar melodias com frases em rap.De acordo com Pier Dominguez, autor de Christina Aguilera: a star is made : the unauthorized biography (Christina Aguilera: Uma estrela é feita: A biografia não-autorizada), Aguilera disse que ela amava ouvir Whitney Houston, mas foi Mariah que se tornou a sua maior influência no estilo vocal. Sua influência cresceu também no fato de que ambas cresceram em lares com diferença racial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário