quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mariah Carey X Flauta


Se compararmos uma cantora Pop que tenha quase o mesmo registro vocal e timbre que  a flauta com certeza pensaremos em Mariah carey.


   
A cantora Norte americana é mundialmente conhecida por sua bela e aguda voz, a extensão vocal de Mariah atinge 5 oitavas do G#2 na clave de Fá até o G#7 no extremo agudo da clave de sol.
Mariah, no decorrer de sua carreira, passou por vários estágios de voz. Iniciou a carreira como uma Mezzosoprano dramático, e ultimamente veio a se tornar uma Soprano Dramático Coloratura, com um timbre mais cheio e rouco. Atualmente observa-se uma pequena diferença no volume de sua voz, entretanto os efeitos (graves, agudos e whistles) são os mesmos, porém a qualidade da voz plena é diferenciada. Mas isso lhe proporcionou grandes feitos: passou a atingir graves mais profundos.
A cantora em entrevista  MTV americana disse que tem a facilidade de cantar notas tão agudas por que tem alguns nódulos nas cordas vocais e que isso a ajuda a fazer notas mais agudas, porem sua voz naturalmente falando é grave e roca, a pratica de exercícios vocais cada vez mais agudos também ajudou Mariah a desenvolver tal habilidade já que ela sua certas partes da cordas vocais que algumas pessaos não usam.
Os professores de canto Phyllis Fulford e Michael Mailler conhecidos prefessores de canto no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris descreveram as notas graves da cantora como “cansadas” e "distendidas", Malcolm Walker acrescenta, "Ela tem muito fôlego". Phyllis Fulford e Michael Mailler disseram que a voz em belting é "ampla, complete e excitante", Malcolm Walker expresssou sentimentos similares: "Ela trabalha muito bem, é uma voz verdadeira e forte". Phyllis Fulford e Michael Mailler disseram que o whistle register é "perfeitamente controlado, limpo e muito ágil. Mariah usa elementos eletrônicos, como teclados e sintetizadores. Muitas de suas canções contém piano, a cantora teve aulas de piano aos seis anos de idade. Mariah diz que não pode ler partitura e prefere colaborar com um pianista quando vai compor seu material, sente que é mais fácil converter as melodias usando esse método. Algumas de seus arranjos foram isnpirados nos trabalhos de músicos como Stevie Wonder, um famoso pianista no qual a cantora se refere como "o gênio do século vinte ,completa "minha voz é meu instrumento.

O estilo e a habilidade vocal de Mariah Carey teve um impacto significante na música popular. O critico de música G. Brown do jornal americano The Denver Post escreveu que "para melhor ou para ruim, as cinco oitavas de Mariah Carey e seu estilo de melisma tem influenciado gerações de cantoras e cantores." De acordo com a revista Rolling Stone: "Sua maestria no melisma que decoram canções como "Vision of Love", inspira todos os participantes do programa American Idol e cada cantora dos anos 90 até hoje.". Beyoncé Knowles disse que ela começou a cantar após ouvir Mariah Carey cantando "Vision of Love”. Mariah também é creditada por estabelecer os gêneros R&B e hip-hop na cultura pop; e por popularizar as participações de rappers nas canções.Sasha Frere-Jones do jornal “The New Yorker” comentou: "Tem se tornado o padrão de todo artista R&B como Missy Elliott e Beyoncé tanto para artistas pop como Britney Spears, 'N Sync e Christina Aguilera combinar melodias com frases em rap.De acordo com Pier Dominguez, autor de Christina Aguilera: a star is made : the unauthorized biography (Christina Aguilera: Uma estrela é feita: A biografia não-autorizada), Aguilera disse que ela amava ouvir Whitney Houston, mas foi Mariah que se tornou a sua maior influência no estilo vocal. Sua influência cresceu também no fato de que ambas cresceram em lares com diferença racial.

Extensão da flauta ... A Soprano absoluta das Madeiras..

A extensão normal da flauta é de três oitavas, do Dó3 (Dó central no piano) ao Dó6, mas flautistas experiente podem chegar até o Dó7. Algumas flautas modernas permitem também emitir o Si2.
Há também outros tipos de flauta transversal, como o piccolo, cujo registro começa uma oitava acima da flauta transversal comum, a flauta baixo, cujo registro começa uma oitava abaixo da flauta transversal comum, e a flauta alto, que começa em Sol3. Há também o pífaro, muito usado na música tradicional de diversos países, mas cujo registro pode varia muito conforme a tradição cultural considerada.




Na flauta, a emissão do som é relativamente fácil, levando ao virtuosismo quase espontâneo no que diz respeito à velocidade. Não tão fácil é obter um som vibrante sem ser vulgar no forte ou inconsistente no piano. As dificuldades de execução apresentam-se também pela natureza heterogénea dos registros, tanto tem timbre, quanto em volume de som. O agudo é potente e brilhante, e o grave, aveludado e de difícil emissão. O controle da embocadura, por se tratar de um instrumento de embocadura livre, deve ser minucioso, já que pequenas alterações no ângulo do sopro interferem bastante no equilíbrio da afinação.

Emanuel Pahud..

domingo, 19 de setembro de 2010

Flauta..Chaves Abertas ou fechadas?

Tenho certeza que muitos flautistas tem duvida sobre esse assunto, afinal a flauta com chaves abertas muda alguma coisa no som ou timbre da flauta?
A resposta é Não.
Os modelos de flauta moderna com chave aberta tem origem na França e começaram a ser vendidos na metade do século 19, como tiveram muita repercussão na França,pais que é muito fluente na cultura flautistica, os modelos rapidamente se espalharam pelo mundo.Na verdade muitos modelos de Flautas profissionais vem com as chaves abertas, porem alguns fabricantes como a Yamaha mandam junto a flauta algumas borrachinas para tampar as chaves  abertas.A maioria dos flautista profissionais usam as flautas com chaves abertas porem nem todos,alguns preferem flautas com as chaves fechadas.
As flautas com chaves abertas não mudam o som ou timbre da flauta como eu disse, porem as vantagens de tocar uma flauta com chaves abertas é que ela automaticamente corrige a posição dos dedos e da mão já que se os dedos não estiverem tampando corretamente os buracos das chaves o som não ira sair com a entonação correta, o que pode tambem se tornar um problema já que o flautista terá que ficar mais atento a isso.Outra vantagem é que existem algmas notas,geralmente entre a 3ª e a 4ª oitavas que só são emitidas com a digitação de algumas chaves meio abertas,o que só pode ser feito com a flauta vazada (chaves abertas).
As flautas com Chaves fechadas são mais comuns entre os Modelos estudantes mais podem ser usadas por profissionais.
Os únicos fatores que alteram o timbre e o som da flauta são material do qual ela é feita,Marca,estado de conservação e Flautista principalmente..rsrsr
Chaves abertas ou fechadas não fazem diferença.